NRITYAANJALI

















TARIKAVALLI & LAJJA SAMBHAVNATH


'Saudação à Dança'



Sábado, 13 de Novembro, 21h30

Auditório do Centro Cultural da Malaposta

PREÇO:
12,50€



Este espectáculo de vibrante beleza,
leva-nos numa imersão profunda e graciosa na milenar
arte da Dança Clássica Indiana, reunindo dois dos
seus principais e mais ancestrais estilos:
Bharata-Natyam - da tradição do Sul
e Kathak - da tradição do Norte.


A Dança na India era, até ao momento da conquista inglesa,
uma Arte maioritariamente devocional e sagrada.
O Bharata-Natyam era parte integrante do
culto que se fazia nos templos hindus,
enquanto que o Kathak era dançado nas cortes
dos reis mongoles e marajás, onde eram
honrados como divindades, pelos poemas
interpretados pelas bailarinas.
Nos nossos dias, mantendo-se ambos os estilos
fiéis às suas origens, bailarinos e bailarinas dançam
sempre sob a protecção dos Deuses, dedicando a dança
às Divindades que regem o equilíbrio dos
Três Mundos - Terra, Ar e Céu -
antes do oferecer ao público os seus recitais.
Cada coreografia é alvo de cuidado minucioso,
cada movimento materializa a sublime música,
cada olhar remete-nos a experiências
longínquas e ressoantes.
A Dança é assim saudada como Arte maior,
unindo visões estéticas, glorificando a ancestralidade
na vivência do Presente e
criando pontes entre Culturas.
Uma Ode à Sensibilidade, Beleza e Virtuosismo.

Nesta 2ª Edição dos Ciclos al-Mah,
damos a conhecer através da dança, um pouco
da India, esse subcontinente do Extremo-Oriente,
onde 'todos os deuses são bailarinos'
e a sua cultura milenar é inspiradora e marcante.



AS DANÇAS E AS BAILARINAS



BHARATA-NATYAM
Dança Clássica do Sul da India

Bharata-Natyam é a arte da dança clássica sofisticada
e subtil de Tamil Nadu e também uma das
mais antigas formas de dança clássica.
A palavra Bharata-Natyam significa:
aquele que é um especialista de
Bhava - expressão,
Ra-Raga - música
e Ta-Tala - ritmo.
O dinamismo visual e a precisão,
são as suas características fortes que,
aliadas à graça, ternura e poses esculturais,
lhe conferem uma beleza única e incomparável.
É uma forma de dança multifacetada,
que envolve a dança pura,
com o batimento cardíaco e a mímica,
que é a sua alma.
Existem várias tradições desta dança, sendo que
a mais famosa é a do estilo Pandanallur.
Este é também o mais exigente,
por todos os elementos que o caracterizam:
desde os seus saltos, pliés profundos,
posturas de equilíbrio, movimentos amplos
e deslocamentos frequentes,
bem como a precisão meticulosa
das linhas e da complexidade das etapas.
É uma dança que requer não apenas graça,
mas também uma grande força e resistência.



TARIKAVALLI

Tarikavalli recebeu uma rigorosa formação em
Bharata-Natyam, no estilo Pandanallur,
em Paris, com Shrimati Amala Devi, discípula
e parceira de cena de Shri Ram Gopal,
principal discípulo de Shri Meenakshi Sundaram Pillai.
Mais tarde viajou para a India, onde teve formação
com lendas vivas como Shri US Krishna Rao e
a sua mulher Shrimati Vasundhara Devi.
Teve também a rara oportunidade de ser orientada
pela historiadora e investigadora
Shrimarti Vasundhara Filliozat, no aprofundamento
da sua compreensão dos poemas que inspiram as danças,
sob um prisma triplo: linguístico, histórico e artístico.
Actualmente, e após lamentar a morte
destes dois grandes artistas,
Tarikavalli sente-se particularmente honrada por ser
umas das herdeiras raras do património inestimável que
constitui o repertório dos seus Mestres.





KATHAK
Dança Clássica do Norte da India

O Khatak possui um lugar de destaque na dança Indiana,
pois representa uma síntese de duas culturas distintas:
a Hindu e a Muçulmana.
Katha significa 'estória', enquanto que
kathak, é 'aquele que conta uma estória'.
O vocabulário do movimento abstracto
é uma combinação de extravagância com reticência,
de movimento versus não-movimento, tornando-se uma
das formas mais 'naturais' de dança clássica.
Caracterizado por um rápido trabalho rítmico de pés,
e piruetas estonteantes, o Kathak assume também,
como aspectos mais imaginativos e criativos,
um complexo conjunto de ciclos temporais/rítmicos.
A mímica, também presente, envolve a exploração
e elaboração da 'disposição' da palavra falada e
cria-se, assim, uma fusão de elementos de todos os níveis:
o intelectual com o artístico, o evocativo com o abstracto,
que numa forma poética de abandono e reticência,
nos seduz com um encanto irresistível.


LAJJA SAMBHAVNATH

Lajja acredita na exploração da dança,
no seu caso o Kathak,
como ponte entre sentidos e sensibilidades,
numa evolução de 'mentes' e 'artes'.
A resiliência inerente ao Kathak e a sua capacidade
de absorver as mudanças e prestar-se a inovações,
sempre a fascinaram.
Um encontro fortuito com Padmashree Kumudini Lakhia,
na fase inicial da sua aprendizagem, quase que a
obrigou a aprender sob a sua tutela.
Dela aprendeu a construir a ponte entre a Vida e a Arte,
e a apreciar a dignidade do corpo como bailarina.
Conhecimento que tenta sempre passar como artista,
coreógrafa, professora e pesquisadora.
Ao longo da sua carreira foi-se baseando nesta ideologia,
fundindo pensamento contemporâneo
com aspectos modernos,
mas mantendo-os profundamente enraizados
nas ancestrais técnicas tradicionais.



Duração: 75 minutos

+info e reservas:
www.malaposta.pt
21 938 31 00